Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de maio de 2009

Acidentes de trabalho: Brasil é o quarto em número de mortes


De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, desde 2003, adotou 28 de abril como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, segundo o relatório, são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho.Segundo o estudo da OIT, o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos. O país perde apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).Na década de 1970, o Brasil registrava uma média de 3.604 óbitos para 12.428.826 trabalhadores. Nos anos 1980, o número de trabalhadores aumentou para 21.077.804 e as mortes chegaram a 4.672. Já na década de 1990, houve diminuição: 3.925 óbitos para 23.648.341 trabalhadores
Quase 500 mil pessoas morrem anualmente no Brasil por causa de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No mundo o número chega a cinco mil mortes por dia. Indústria, serviços e agricultura são os setores mais perigosos
fonte:http://meusalario.uol.com.br/main/saude

7 comentários:

  1. porque o brasil não cumpri suas medidas de segurança ???? pois esperam muitos trabalhadores sofrerem acidentes pequenas e ao mesmo tempo brutos será que algo mudará com o tempo ou vai regredi!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. CREIO SE HOUVESSE PREOCUPAÇÃO EMPRESARIAL E INVESTIMENTO NA AREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO HAVERIA UMA MINIMIZAÇÃO DE ACIDENTES. POR OUTRO LADO AINDA EXISTE AQUELE FUNCIONÁRIO QUE NÃO SE PREOCUPA COM SUA PRÓPRIA VIDA IGNORANDO O USO DE EPIS.

    ResponderExcluir
  3. O MAIOR CULPADO PELO ACIDENTE DE TRABALHO É O PRÓPRIO TRABALHADOR, POIS SE A EMPRESA UTILIZA NORMAS DE SEGURANÇA, FAZ CONSTANTEMENTE PALESTRAS, DDS, E OUTROS MEIOS QUE POSSAM PREVENIR O MESMO DE INFORTUNIOS NO TRABALHO, POR QUE CULPAR A EMPRESA?.
    SÉRGIO DAMIÃO - TST -BELÉM DO PARÁ

    ResponderExcluir
  4. naoquerendo puxar o saco do tecnico sergio concordo com ele a maioria das empressas gastão fortuna em epi mas os funcionarios ignoram e nao usao.

    ResponderExcluir
  5. eu tambm concordo com os meninos.
    se não usam então sofrem as consequências

    ResponderExcluir
  6. spfri um acidente simm...

    nas maos...

    e sabe o que fizeram comigo... me mandarar retornar ao trabalhoo ob a pena de demissão voluntária.

    ResponderExcluir