Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exposição ocupacional ao frio

Quais atividades laborais estão relacionadas à exposição ocupacional ao frio?
Várias atividades laborais podem expor os trabalhadores aos danos provocados pelo frio. Entre elas, temos atividades realizadas em câmaras frigoríficas (câmaras frias), trabalho de embalagem de carnes e outros alimentos (frutas, sorvetes e pescados), operação portuárias (manuseio de cargas congeladas) e diversas outras ocupações.

Quais os riscos do trabalho em ambientes frios?
O trabalho em ambientes frios representa um risco importante à saúde dos trabalhadores, que pode causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes do trabalho, e, algumas vezes, até a morte. As lesões mais graves causadas pelo frio são decorrentes da perda excessiva de calor do corpo, que é chamada hipotermia.
A situação de trabalho que mais contribui para o surgimento da hipotermia e outras lesões ocupacionais causadas pelo frio é a exposição ao vento e à umidade. Alguns fatores podem piorar os efeitos do frio, como alergias, problemas circulatórios, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de alguns medicamentos.

Quais são as principais doenças e lesões ocupacionais provocadas pelo frio?
As doenças e lesões causadas pelo frio surgem quando a perda de calor é maior que a produção de calor pelo corpo. Estas lesões afetam especialmente as extremidades do corpo, como pés e mãos. As principais lesões causadas pelo frio são:
• Ulcerações – São lesões na pele provocadas pela exposição ao frio. Seus sintomas incluem alteração da cor da pele (palidez), dores e bolhas;
• Frosbite – É uma lesão que ocorre principalmente nas extremidades, devido à diminuição da circulação de sangue e à deposição de pequenos cristais de gelo nos tecidos, que ocorre quando a região corporal é exposta a temperaturas muito baixas (abaixo de - 2°C);
• Fenômeno de Raynaud – É uma doença causada pelo frio, mas que pode estar associada a outras doenças, como a artrite reumatóide. Ela provoca diminuição na circulação sanguínea nos dedos, resultando em palidez ou cianose (cor azulada) da pele, seguida por vermelhidão. Pode ocorrer ainda perda da sensibilidade, lateja mento e ardência;
• Pé-de-imersão (pé-de-trincheira) – Ocorre em trabalhadores que realizam suas atividades com os pés expostos à água fria ou em ambientes úmidos, sem a proteção adequada, por um longo período de tempo. O pé fica pálido, úmido e frio, diminuindo a circulação. Caso não seja tratado adequadamente pode levar a uma infecção;
• Urticária pelo frio – É uma reação alérgica ao resfriamento localizado de uma parte do corpo, sendo caracterizada por vermelhidão da pele e coceira;
• Congelamento – Esta lesão ocorre principalmente nas mãos, pés e face, devido à exposição a ambientes muito frios ou pelo contato com objetos extremamente frios, fazendo com que a temperatura da área afetada caia abaixo de 0°C. O dano à circulação sanguínea causa inflamação da pele (vermelhidão e inchaço), dor, maior facilidade de infecção e até mesmo gangrena (destruição de tecidos do corpo) e consequente perda do membro ou região atingida;
• Frieiras (perniose) – São sensações dolorosas de frio ou queimadura em partes do corpo que estiveram congeladas (pés, mãos ou orelhas). Seu tratamento é complicado e podem durar anos.
O que é a hipotermia?
A hipotermia é a diminuição da temperatura interna do corpo, devido à perda de calor, que acontece quando o trabalhador permanece em um ambiente de frio intenso sem a proteção adequada. Este fenômeno é caracterizado por uma sensação acentuada de frio, dor e fortes tremores.
À medida que a temperatura diminui ou o tempo de exposição aumenta, ocorre a perda da sensibilidade, diminuindo a sensação de frio e a dor. Logo após, o trabalhador apresenta fraqueza muscular e adormecimento. Pode apresentar ainda percepção reduzida, dilatação das pupilas e alucinações. E, caso não se tome as medidas adequadas, o trabalhador pode entrar em coma e até morrer.
A vítima de hipotermia deve ser reaquecida imediatamente, através da remoção para ambientes quentes, ingestão de bebidas quentes, uso de cobertores e outras formas de aquecimento. E, assim que possível, o paciente deve ser transferido para um hospital.

Como é realizada a avaliação da exposição ocupacional ao frio?
A avaliação da exposição dos trabalhadores ao frio deve considerar três fatores principais:
Temperatura do ar – Que é medida em graus Celsius com um termômetro de bulbo seco comum, com graduação negativa até – 50°C (preferencialmente);
Velocidade do vento – Deve ser medida através de um anemômetro na escala de quilômetros por hora (km/h);
• Atividade física – A atividade realizada pelo trabalhador é medida pelo calor produzido pelo corpo (taxa metabólica) em quilocalorias por hora (kcal/h). Existem tabelas que mostram o gasto calórico para várias atividades.
Quanto menor for a temperatura no local de trabalho e maior a velocidade do vento, maior deve ser o isolamento da roupa de proteção e menor o tempo de exposição do trabalhador ao frio.

Como os trabalhadores podem se proteger contra a exposição ao frio?
As lesões causadas pelo frio podem ser evitadas adotando-se práticas adequadas para este tipo de trabalho. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos, como roupas de frio, luvas e botas isolantes (Fig. 01), devem ser usados pelos trabalhadores expostos ao frio, evitando assim a perda de calor do corpo.
Fig. 01 – Botas isolantes.

Os trabalhadores devem utilizar roupa protetora adequada para o nível de frio e atividade exercida (Fig. 02). Se as roupas disponíveis não forem suficientes para a proteção contra a hipotermia ou congelamento, o trabalho deve ser modificado ou interrompido até que sejam providenciados os equipamentos necessários.

Fig. 02 – Roupa de proteção para trabalho em ambientes muito frios.

As vestimentas devem ser feitas de várias camadas, proporcionando maior proteção devido à presença de uma camada de ar isolante entre as camadas de tecido. Quando a atividade é realizada em ambientes úmidos, a camada externa da roupa deve ser repelente à água. Se o local de trabalho não puder ser protegido contra o vento, deve-se usar uma roupa de couro ou de lã grossa. E em condições extremamente frias devem ser fornecidas vestimentas de proteção aquecidas. As roupas devem sempre ser conservadas secas e limpas.

Quais são as medidas de proteção coletiva que devem ser adotadas durante o trabalho em ambientes frios?
Existem diversas medidas de proteção coletiva que podem ser implantadas nas indústrias, com o objetivo de prevenir acidentes e lesões ocupacionais devido à exposição do trabalhador ao frio. Entre elas pode-se citar:
• O local de trabalho deve ser planejado para que o trabalhador não passe longos períodos parado;
• Deve-se proporcionar aos empregados locais de repouso aquecidos;
• Os locais de repouso devem possuir salas especiais para secagem das roupas do trabalhador, sempre que a atividade provocar o seu umedecimento, e troca por vestimenta seca quando necessário;
• As portas de câmaras frias ou outros ambientes refrigerados devem possuir sistema que possibilite a abertura das portas internamente, para evitar que as pessoas fiquem presas involuntariamente;
• Os túneis de congelamento só devem ter o sistema de ventilação ligado quando não houver trabalhadores no local.


Fonte: SESI Pro/sst

24 comentários:

  1. oi boa noite me chamo fabricio sou de manaus amazonas estou no 3 periodo do curso de tecnolgo em seg. do trablho na universidade nilton lins estamos falando sobre frio em higiene o que vc tiver de material me mande meu e-mail e fabricio_pr_estes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO MATERIAL, APRESENTEI ELE PARA MINHA CLASSE..

    ResponderExcluir
  3. eu trabalho abaixo de 26C estou perdendo pelo da perna pode ter a ver com meu serviço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhar com 26ºC é normal, pois a temperatura ambiente é 25ºC

      Excluir
  4. Isso pode ser por causa das botas, elas ficam roçando na perna e acaba tirando os pelos, se você parar de usar os pelos voltam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja estou trabalhando com frio há tres anos , ´pe verdade , as botas tiram os pelos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi boa noite, sou estudante do 3 módulo de Segurança do Trabalho e estou fazendo o TCC sobre câmaras frias teria como você mandar material pra mim. Meu email janapereira1990@hotmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá boa noite gostaria de saber se você tem algum material sobre riscos ergonômicos pois tenho um trabalho para apresentar em sala de aula.meu email é rodrigorribas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. ola estou fazendo trabalho sobre frio e calor extremo o que tiver de material pode me mandar?
    meu email: nokiamet@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi gostaria muito desse conteudo me manda por email: jose.helder97@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde... Existe algum mau pulmonar relativo à entrar sem epi durante 1min. Na Câmara em uma temperatura de base -15 graus ?

    ResponderExcluir
  11. Olá, como opero o ultracongelador compacto para polpas sem riscos de saúde.tenho um mas não entendo nada e o manual não orienta. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ola!

    Muito bom seu material!
    Me tira um duvida,quem souber fala ai! A NR 36.13; estabelece o período de 6:40hs de trabalho com intervalos a cada 1:40hs. mas não diz mais nada relacionado a permanecia em ambiente frio ou tempo de exposição de acordo com -c°,
    Deve se utilizar a tabela da NR 29.3.16.2 (Trabalho portuário)? A empresa pode ser autuada caso os empregados utilizem as pausas de 20 minutos em ambiente abaixo de -18c°.

    ResponderExcluir
  14. oi boa noite me nome é suzana to fazendo o segundo modulo de segurança,gostaria de saber se vc tem alguma coisa ai sobre doenças ocupacionais causadas por temperaturas extremas exp.ao frio e calor.meu emaail é ott.suzana@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde gostaria muito que pudesse me enviar esse material sobre ambientes frio... desde ja agradeço.
    Email: ggsdemelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá eu sou Claudia e meu esposo Delson nós trabalhamos há 8 anos em um entreposto de trutas fazemos files congelados e fazemos trutas no defumador e em vapor e nesse meio tempo temos que esta entrando na câmara fria e de uns 4 anos pra cá começamos a sentir muitas dores nas pernas,braços,coluna,pescoço,isso pode ser pelo trabalho porque nós misturamos frio e calor

    ResponderExcluir
  17. Trabalho com -20°c
    Sinto dores nas articulações.

    ResponderExcluir
  18. qual a melhor forma de se proteger do frio

    ResponderExcluir