Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Construção civil terá alto índice de acidentes


A construção civil ficará em segundo lugar [em criação de empregos], perdendo apenas para o setor de serviços". Essa é a opinião do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que no dia 11 de janeiro visitou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na Grande São Paulo, e divulgou a previsão de que o Brasil criará em 2010 quase 2 milhões de vagas de trabalho. Menos evidentes, entretanto, estão a saúde e a segurança do trabalhador em um segmento que, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social 2008, foi o terceiro da área industrial a registrar o maior número de acidentes naquele ano — 49.191 do total de 747.663 contabilizados em todo o país.



O dado é grave e, devido à proximidade das Olimpíadas em 2014 e da Copa do Mundo em 2016, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou em 16 de novembro o Programa Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Indústria da Construção Civil. À Agência Brasil, o procurador Alessandro Miranda, coordenador do programa, afirmou que a fiscalização constatou irregularidades na maioria das empresas procuradas.



Um trabalho dos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizado em todo o país entre 2003 e 2009, corrobora com a preocupação do MPT. Por meio dele, foram registradas 174.333 ações fiscais na construção civil nesse período — número que corresponde a 17% do total de ações promovidas pela instituição na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Nenhum comentário:

Postar um comentário