Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Acidente com a famosa lixadeira

Local do ocorrido não divulgado e está sendo divulgado como aprendizado de segurança.

O trabalhador estava tentando abrir uma tampa de aço de um bueiro que ficava no local da obra. Como não tinha a ferramenta adequada para abrir a tampa de aço ("pé de cabra"), tentou abri-la com outras ferramentas, mas não conseguiu e também danificou o slot utilizado para posicionar a ferramenta para abri-la.
O trabalhador, finalmente, decidiu cortar a tampa de aço usando uma esmerilhadeira de mão. Ele inicialmente tentou cortá-la com o disco de 6", como não conseguiu, o trabalhador decidiu tentar e usar um disco de 12”, O relatório reporta que o supervisor estava presente no local.
Como o disco de 12” não coube no suporte de disco da esmerilhadeira, pois a proteção só permite a utilização do disco do tamanho a ser instalados nela, ele decidiu retirar a proteção para permitir que o disco de 12 polegadas fosse acoplado no conjunto.
Quando o disco de 12" foi instalado o trabalhador começou a cortar a tampa do bueiro de aço que tem uma espessura de cerca de 0,5 a 1cm.
Ele conseguiu cortar a tampa em um cumprimento de 3/4 do diâmetro da tampa e, de repente, devido à longa duração e extrema força aplicada, ou devido a qualidade e a durabilidade do disco que estava sendo usado, o mesmo sw quebrou e atingiu o trabalhador jogando-o para o chão. Uma parte do disco quebrado se alojou na têmpora direita até o queixo direito.
O trabalhador veio a falecer 15 minutos após a ocorrência do acidente.
Este acidente fatal acima poderia ter sido evitado se o trabalho tivesse sido supervisionado de perto, se a ferramenta certa tivesse sido utilizada, se o EPI adequado tivesse sido usado pelo trabalhador, se os riscos tivessem sido identificados, avaliados e as medidas de controle divulgadas a todos os empregados antes de iniciar o trabalho.
Conhecer o trabalho e suas limitações é fundamental para tomarmos a decisão correta antes de executar qualquer tarefa.
É função dos supervisores identificar condições inseguras e improvisações que podem causer acidentes e orientar a correta execução das tarefas
 Fonte: Tst Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário