A higiene do trabalho compreende normas e posturas adequadas visando proteger a integridade física e mental dos empregados, livrando-os de riscos para a saúde relativos às tarefas exercidas, inerentes ao cargo que ocupam. A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e tem o objetivo de prevenir doenças ocupacionais, estudando e controlando o ser humano em seu ambiente ocupacional. Este trabalho é de caráter preventivo visando o bem estar, saúde e conforto dos empregados e impedindo que por motivo de doença ele se afaste de sua ocupação.
A temperatura, o ruído, a iluminação são aspectos das condições ambientais de trabalho. Por exemplo, uma má iluminação cansa a vista, afeta os nervos, produz má qualidade de trabalho prejudicando o desempenho dos empregados. Muitos acidentes ocorridos nos ambientes de trabalho também são devidos à má iluminação. A temperatura e umidade inadequadas num ambiente de trabalho também são consideradas problemáticas. O empregado deve dispor de roupas adequadas para enfrentar as condições de trabalho no dia-a-dia. O ruído causa perda de audição e quanto maior for a exposição a isto, maior será a perda decorrente. Através da segurança de trabalho se aprende a utilizar os equipamentos corretos evitando perdas e lesões.
Funcionários devem se conscientizar da necessidade da utilização de luvas, máscaras, roupas adequadas ao seu trabalho. As empresas que se preocupam com essas ações estão demonstrando que o funcionário tem valor para ela e está investindo em sua qualidade de vida. Há empregados que acham que máscaras são incômodas, mas seu uso previne problemas no futuro. As empresas, por sua vez, devem fornecer máquinas adequadas, em perfeitas condições de uso e sistemas com travas de segurança.
Fonte: Trabalho Seguro
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