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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reduzir os acidentes no local de trabalho: conselhos para as empresas, realizar uma avaliação de riscos

                                                
                                           
As empresas devem tomar as medidas necessárias para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores para prevenir acidentes, deve instaurar um sistema de gestão da saúde e da segurança que inclua a avaliação de riscos, a gestão dos riscos e procedimentos de acompanhamento.

Os princípios orientadores que devem ser tidos em consideração no processo de avaliação de riscos podem ser divididos em cinco etapas:

Etapa 1. Identificação dos perigos e das pessoas em risco                 Análise dos aspectos do trabalho que podem causar danos e identificação dos trabalhadores que podem estar expostos ao perigo.

Etapa 2. Avaliação e prioridades dos riscos
Apreciação dos riscos existentes (sua gravidade e probabilidade …) e classificação desses riscos por ordem de importância. É essencial definir a prioridade do trabalho a realizar para eliminar ou evitar os riscos.
Etapa 3. Decisão sobre medidas preventivas
Identificação das medidas adequadas de eliminação ou controle dos riscos.

Etapa 4. Adoção de medidas
Aplicação das medidas preventivas e de proteção, através da elaboração de um plano de prioridades (provavelmente não será possível resolver imediatamente todos os problemas) e especificando a quem compete fazer o quê e quando, prazos de execução das tarefas e meios afetados à aplicação das medidas.

Etapa 5. Acompanhamento e revisão
A avaliação deve ser revista a intervalos regulares, para assegurar a sua permanente atualização. Deve ainda ser revista sempre que se verifiquem na organização mudanças relevantes, ou na sequência dos resultados de uma investigação sobre um acidente ou um “quase acidente

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