Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Avaliação de risco das tarefas diminui ocorrência de problemas maiores

O processo de gerenciamento de risco é caracterizado por diferentes etapas, que incluem a definição de escopo, o entendimento das condições perigosas, a análise e a valoração dos riscos (considerando os controles), a identificação dos potenciais eventos indesejados e o tratamento dos riscos. Esse conjunto de práticas é suportado por uma etapa de comunicação e consulta e por outra etapa de monitoramento e revisão, que inclui o gerenciamento de mudanças.

Uma das formas de representar as diferentes etapas do processo de gerenciamento de risco é através do uso de um modelo chamado de "gerenciamento de risco em quatro camadas". Esta abordagem foi desenvolvida a partir de experiência de verificação de boas práticas. Em outubro de 2005, a empresa Phelps Dodge visitou mineradoras e consultorias da indústria da mineração na Austrália, com a intenção de identificar abordagens de gerenciamento em diferentes níveis operacionais.

Praticamente todas as empresas de mineração possuíam um conjunto de abordagens aplicados para vários propósitos. Ainda que cada organização tivesse seu próprio conjunto de práticas, foram percebidas semelhanças, que puderam ser agrupadas em quatro modelos distintos e complementares.

Autores: Reginaldo Pedreira Lapa, Alessandra Isabella Sampaio Martins, Sérgio Médici de Eston e Wilson Siguemasa Iramina
Ilustração: Beto Soares/Estúdio Boom

Um comentário:

  1. Oie
    adorei seu blog
    Muito criativo!

    Estou seguindo.
    Poderia visitar e se possivel seguir o meu tb ?
    Obriigada!

    ResponderExcluir